• Coordenador

65º Congresso Brasileiro de Genética

Atualizado: 25 de Set de 2019

O Campus Inconfidentes esteve na programação oficial do 65º Congresso Brasileiro de Genética, realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, em Águas de Lindóia/SP. O prof. Rafael Bolleli e mais sete alunos (Gabriel Jordão, Jéssica Pereira, Carla Godoi, Thalia Lima, Lucas Vieira, Luis Gustavo Rubim e Thiago Pádua) participaram ativamente do evento, apresentando quatro oficinas didáticas, as quais estavam presentes na programação oficial do evento.

https://www.sbg.org.br/…/ev…/genetica-2019/genetica-na-praca

OFICINAS APRESENTADAS:

7. Doenças Genéticas em protagonistas da História - um jogo de carta Angelica Aparecida dos Santos; Gabriel Jordão Batista de Souza; Milena Gemelgo de Morais; Nathalia Santos Cardoso; Rafael César Bolleli Faria, IFSULDEMINAS rafael.bolleli@ifsuldeminas.edu.br

8. Caçadores de mitos da Genética Adriele Garcia Costa; Jéssica Aparecida Pereira; Michaela Vilas Boas Guimarães; Valdir Bronzato Coimbra; Rafael César Bolleli Faria, IFSULDEMINAS rafael.bolleli@ifsuldeminas.edu.br

9. Experimentos remotos para o ensino de Citogenética Carla Leandra Silva Godoi; Janneffer Kathleen Costa Silva; Jeniffer Gabrieli dos Santos; Lidiane Augusta Junqueira; Thalia Aparecida de Lima; Eduardo Galembeck; Rafael César Bolleli Faria, IFSULDEMINAS rafael.bolleli@ifsuldeminas.edu.br

10. Utilizando softwares de genética em sala de aula Lucas Ramos Vieira; Luis Gustavo Talarico Rubim; Thiago Henrique dos Reis Pádua; Sabrina Larissa de Miranda Lopes; Rafael César Bolleli Faria, IFSULDEMINAS rafael.bolleli@ifsuldeminas.edu.br

As oficinas didáticas foram selecionadas entre as dez melhores propostas encaminhadas ao Congresso Brasileiro de Genética. Estas foram apresentadas a congressistas (professores e alunos) de diversas Instituições de Ensino do Brasil e de fora do país. Portanto, mais uma vez, o Campus Inconfidentes é selecionado entre as melhores Instituições de Ensino que apresentaram trabalhos de ensino de genética. O IFSULDEMINAS foi a única Instituição de Ensino do Brasil com mais de uma oficina selecionada pela Sociedade Brasileira de Genética.

Nos últimos nove anos, o Campus esteve presente em sete edições do Congresso, apresentando quinze oficinas didáticas para o ensino de genética.

Isto demonstra um avanço importante no Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas na concepção de desenvolvimento metodologias diversificadas, como também em materiais didáticos voltados para o ensino.

É importante ressaltar a contribuição do professor Eduardo Galembeck (IB/UNICAMP) na construção e empréstimo do microscópio remoto. Todas as oficinais foram desenvolvidas na Disciplina de Genética Clássica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no primeiro semestre de 2019.

As participações e apresentações de oficinas por discentes no Congresso Brasileiro de Genética foram fundamentais para expor e demonstrar as boas atividades desenvolvidas no Curso, como também fazer contato com as melhores Instituições de Ensino no país. Neste evento recebemos convites para publicar os trabalhos em revistas especializadas na área, além de expor os trabalhos em outros eventos de ensino no país.

O prof. Rafael ressalta que a ideia de elaborar um e-book com todos os trabalhos selecionados nos anos anteriores e outros desenvolvidos na disciplina.








4 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now